quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Retrospectiva Introspectiva?

Como eu fazia no meu blog antigo, vou fazer uma retrospectiva de 2008 muito mais interessante do que a da Globo. O ano começou e eu estava recém-formada, mas não colada, desempregada, de coração partido, mas disposta a reformá-lo. Criei esse blog no dia 7 de janeiro, decidida a ser corajosa dessa vez, para mostrar minha literatura para quem quisesse ver. Logo na metade desse primeiro mês, conheci o Fabio e escrevi O epicurista, porque ele me ensinou muito sobre me divertir. E esse é um dos grandes marcos do ano. Em março, me colei em um dia e, no outro, comecei meu novo emprego: revisora em uma empresa de concursos públicos. Não demorou muito para eu concluir que revisão é um serviço que só é percebido quando você erra. Além disso, desde sempre eu tinha feito Letras para escrever e não para ler o que os outros tinham feito. No mundo do trabalho (porque antes eu era só estagiária, outra classe), no mundo dos funcionários, descobri que a minha calça jeans me transformava, de repente, numa adolescente descerebrada, que vivia no mundo da lua. Não importava o quanto eu me esforçasse, a minha imagem bloqueava as ligações nervosas da minha chefe e ela sempre repetia “ela é poeta” como sinônimo de “incompetente”. Em outras palavras, poetas são preguiçosos, inativos, e nada práticos. Então, surgiu a minha business woman. Comprei calça social, sapato, o escambau. Do nada, ouvi um “quem diria, achei que você não ia dar conta porque era poeta”. Ok, nada melhor do que muito preconceito imbecil para me inspirar para páginas e páginas do meu livro sobre o universo burocrático. Obrigada, chefa, usei todas as histórias que você me contou. Depois, tentei revisar uma revista para ver se me aproximava do ideal de usar o teclado. Mas acabei encontrando uma das pessoas mais piradas e prepotentes que já conheci. Tenho de apresentá-lo à Madonna. Então, pedi demissão do maluco e acabei sendo, também, demitida por falta de verba da empresa. De repente, desempregada, de repente, muito sortuda! Aproveitei minhas férias inesperadas e dinheiro juntado para ir para Argentina, aproveitando a última levada de felizes turistas que fugiram da crise sem nem saber que ela viria. De volta ao Brasil varonil, e novamente desempregada, fui parar em uma imobiliária seduzida pelas promessas de enriquecimento fácil, o que se encaixava com perfeição nos meus planos de ir para a Nova Zelândia. Mas a crise (parem de hipotecar!) estourou o preço dos pacotes para estudantes e, realmente, fodeu com os meus primeiros dias de corretoras que foram regados a um tédio desesperador. Cadê meu dinheiro?! Ok, depois disso, se passaram 3 meses, e cá estou eu, escrevendo na véspera de Natal sobre esse ano. As conclusões do ano são 3:
1 – Por mais incrível que pareça, consegui vender o suficiente nessa loucura e, se não fosse a crise, eu realmente poderia bancar a minha viagem para a Nova Zelândia. No meu típico questionamento interno, eu achei que não conseguiria. Isso me leva a uma conclusão – eu tenho que parar de duvidar tanto da minha capacidade.
2 – Ficar mais de três meses (meu antigo recorde) com uma pessoa que você ama é grande parte da salvação do desespero do dia-a-dia.
3 – Tenho de fazer o que acredito sem esperar por um sinal verde.
Espero que o ano de 2009 seja ótimo para todos nós. Piegas, mas verdadeiro! Para 2009 planejo lançar meu livro, aplicar The Secret e conseguir ficar no mesmo emprego por mais tempo. Ajudem-me e escrevam suas retrospectivas também! Adoro! (Tô me transformando numa tiazona...)

12 comentários:

Comentador Fiel disse...

minha vida esse ano se resume a minha vida amorosa, o resto foi rotina.

Fatos importantes/ estado de espírito


Aprovação no vestibular/ animado

Fazer duas faculdades / cansado

Fora 1 / morto

Cocota 1 / Zumbi

Cocota 3 / Feliz

fim com a cocota 3 / triste, mas não morto

foi isso até agora... mas ainda tem 6 dias, se acontecer algo interessante eu conto aqui.

John, O Lobo disse...

A vida parece se resumir ao que dá errado, é pq agente só presta atenção nas tragédias pontuais.

Por isso minha vida esse ano se resumiu a vida amorosa tb Hahahah

Daniel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Daniel disse...

Hein, Pat...Adorei o blog.
Nem tinha entrado antes, mas gostei bastante.
Assim, a retrospectiva do ano sempre funciona bem... Acho.
Ainda mais quando reconhecemos nossas fraquezas e nos esforçamos para melhorar sempre.
=)

Beijos e feliz 2009!
Daniel

Deyse Medeiros disse...

Cara... eu queria esquecer esse ano de 2008, mas essa retrospectiva introspectiva tá tomando conta dos meus últimos dias nesse ano nefasto. Quem sabe eu não escreva sobre isso também quando eu conseguir um pouco de energia.

Muito legal a sua retrospectiva, eu não sabia que se podia ouvir coisas desse tipo O.o

Realmente impressionante... mas vc triunfou anyways.

Daniel Seixas disse...

"A vida parece se resumir ao que dá errado, é pq agente só presta atenção nas tragédias pontuais."

True! Mas animei de fazer uma retrospectiva também. Vou fazer o máximo pra lembrar o fatos bons. 8D

Deyse Medeiros disse...

Valeu mujer! Viva os momentos deprê né? Huahuahuahuahua!

Anônimo disse...

bom 2009 pra você, patrícia!
acredite, serei uma das primeiras a comprar seu livro. Muita saúde, sucesso, metas e realizções pra vc! <3

Romulo Narducci disse...

Belo texto. Prefiro não comentar sobre esse ano...perdas e ganhos, porém mais perdas...

Mas, mudando de assunto, linkei seu belo blog ao meu ( www.romulonarducci.blogspot.com ), ok? Beijos!

Evoé!

Daniel Seixas disse...

Fiz o tópico. 8D

Thiago Hernandez disse...

HAHA! Caraco, muito bom. Sem contar a parte do jeans e do "poetas são preguiçosos, inativos, e nada práticos."

É, parece que foi tudo na trave... mas ao terminar deu aquele gosto que não é de todo mal...

Anônimo disse...

Mulher, eu precisaria mais do que esse espaço pra tentar resumir meus 11 meses, meus 6 países visitados, minha vida de modelo, o Claude (marido), entre dietas e lutas com o quadril, os desvios alimentares de mtas meninas q vi, o cabeção dos asiáticos, a infinita qtidade de chines no mundo, a beleza do antigo império Otomano, a "delicadeza" dos turcos, a triste visão e afirmação q chinês é uma raça estranha e imundinha mesmo, os malaios muçulmanos e o jeito mais nojento que eles olham pra mulheres que vestem roupas normais, o inverno a -10 graus na Coréia e entre tantas outras belezas e atrocidades que vi por esse mundo. Amei sua retrospectiva... Gorda, excelente 2009 pra nós! Deus nos abençoe!
bjos!!

Ps: dia 6 de fevereiro, to chegando!!!!!